quinta-feira, 4 de julho de 2013

Harlan: uma nova linguagem de programação com foco nas GPUs.







Harlan é uma jovem linguagem de programação que promete simplificar o desenvolvimento de aplicativos que são executados na GPU. O sr. Erik Holk, um pesquisador da Universidade de Indiana, é que estar por trás de seu desenvolvimento.  A própria sintaxe da linguagem é baseada em Scheme, um dialeto da linguagem de programação Lisp. Vários criadores de linguagens de programação consideram Lisp como a ancestral da maioria das boas linguagens de programação. 

A Harlan tem como objetivo ajudar os desenvolvedores a obter uma utilização mais produtiva e eficiente das GPUs sem ter que lidar com as rotineiras tarefas de programação de GPU, o que iria distraí-los de seu trabalho real. A linguagem Harlan foi criada quando eles investigavam quais são as características necessárias para uma linguagem que é projetada desde o início de forma a suportar a programação de GPU. Outros conceitos tendem a assumir que a programação da GPU deve ser incorporada numa língua existente, o que significa, por exemplo, que as características linguísticas especiais do sistema existente devem ser levadas em consideração. 


Obviamente, existem outros modelos de programação e linguagens amplamente utilizadas para a programação de GPUs, por exemplo OpenCL e CUDA (a própria Harlan compila para OpenCL). Além disso, as implementações de OpenCL SDK da Intel, CUDA Toolkit da NVIDIA e Accelerated Parallel Processing (APP) SDK da AMD parecem trabalhar com a OpenCL gerada. Em contraste com estas abordagens, a nova linguagem visa oferecer abstrações de programação que são mais familiares a partir de linguagens centradas no hardware, como Python ou Ruby. Holk também tem trabalhado em algumas características de linguagens de programação funcionais, por exemplo, um intérprete para funções lambda e o suporte a procedimentos de ordem superior. 

Já a linguagem Scheme serve como base da Harlan. Isso se deve ao fato dela já ter história na Universidade de Indiana, onde já há algumas experiências anteriores de construção de compiladores baseados em Scheme. 

Holk também ganhou experiência em programação de GPU trabalhando com a linguagem de programação Rust. Entretanto, ao contrário da Harlan, esta linguagem funciona muito mais próxima do hardware. Holk também revelou que o nome da nova linguagem vem do primeiro nome do ícone do frango frito da Colonel Sanders, "Harland". Também é por este motivo que todas as extensões de arquivos para programas na Harlan possuem a extensão .kfc . 

O código fonte da linguagem Harlan está disponível no link abaixo sob uma licença BSD-style:



Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Licença Creative Commons
Todo o material existente no blog Recanto do Tux está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...