A equipe de desenvolvimento do Cinnamon anunciou o lançamento da nova versão do desktop, o Cinnamon 1.8. Esta nova versão é o resultado de 7 meses de desenvolvimento e trabalho duro, apresentando uma série de correções de bugs, novas funcionalidades, além de muitas melhorias.
Abaixo está um breve resumo de algumas das novidades presentes no novo Cinnamon 1.8:
Gerenciador de Arquivos
O Nemo recebeu muita atenção por parte dos devs nesta nova versão do Cinnamon. Sua interface de usuário foi bastante modificada e seu comportamento foi adaptado de forma a se integrar melhor com o Cinnamon.
Você agora pode esconder facilmente a sidebar, além de poder navegar entre os diferentes places e a chamada treeview. Em cada place uma pequena barra indicada a quantidade de espaço utilizada.
Screensaver
O Cinnamon agora possui o seu próprio screensaver. Uma novidade nesta ferramenta é que ela agora permite ao usuário definir uma mensagem de ausente antes do bloqueio.
Desta forma, as pessoas que estão lhe procurando poderão ver a mensagem enquanto você estiver ausente.
Centro de Controle
Todos os módulos de configuração estão agora presentes no Cinnamon Settings. Assim, não é mais necessário utilizar o Gnome Control Center.
Desklets
O KDE os chama de Plasmoids, o Android de Widgets, já o Cinnamon
os chama de “Desklets”. Da mesma forma que você pode adicionar applets ao painel, você também pode adicionar desklets a sua área de trabalho.
O Cinnamon 1.8 traz 3 desklets na instalação padrão (um launcher, um relógio e uma moldura). Muitos outros virão em breve da comunidade!
Gerenciador de Spices
No Cinnamon 1.8 você pode instalar os chamados "spices" (applets, desklets,
temas e extensões) diretamente do seu desktop. Você não precisa mais fazê-lo através do site http://cinnamon.linuxmint.com.
Você também pode aplicar as atualizações e, se o Spice suportar, usar várias instâncias dele.
Melhorias do sistema
Detecção de renderizador
O Muffin agora verifica se o renderizador está sendo usado. Se a sessão estiver usando um Renderizador via Software (o que ocorre, por exemplo, quando há problemas nos drivers ou então a placa de vídeo não possui aceleração via hardware) um pop up de notificação avisa o usuário sobre o problema.
Modo Fallback
O Cinnamon não mais utiliza o gnome-session fallback. Isso foi feito porque em alguns casos o gnome-session não permite ao Cinnamon rodar mesmo que o hardware seja capaz de fazê-lo. Outra limitação do gnome-session era sua incapacidade de reiniciar o Cinnamon se ele travasse. No Cinnamon 1.8 isso não ocorre mais, pois o seu computador irá tentar rodá-lo qualquer que seja o caso. O desktop também utiliza um wrapper para reiniciar-se e recuperar-se de possíveis travamentos. Se o Cinnamon travar, ele utiliza o Metacity, onde irá perguntar ao usuário se ele/ela quer proceder com a reinicialização do desktop.
Além de tudo isso, há também mais algumas pequenas mudanças, como no funcionamento do Alt +
Tab e na animação na minimização e maximização das janelas.
Para obter uma extensa lista com todas as mudanças presentes no Cinnamon 1.8, visite a página abaixo:
Por fim, no link abaixo você encontra o procedimento de download e instalação do desktop Cinnamon no Linux:
Nenhum comentário:
Postar um comentário