segunda-feira, 13 de maio de 2013

Definido o novo conjunto de recursos presentes na versão 3.10 do Kernel Linux.







A versão 3.10 do kernel Linux irá incluir o cache de camada de bloqueio bcache, o qual permite que cartões SSD sejam utilizados para o cache de discos rígidos de alta capacidade. Desenvolvido por um funcionário da Google e utilizado na empresa, o bcache é o segundo recurso do tipo que será integrado ao kernel Linux. O primeiro foi o dm-cache, oferecido desde a versão 3.9 do kernel, lançado há duas semanas.

Já os drivers Radeon para o Linux 3.10 incluirão interfaces para lidar com o Unified Video Decoder (UVD), o qual vem sendo utilizado desde o lançamento das placas gráficas Radeon da geração HD 4000. Drivers para o acelerador de vídeo deverão ser liberados no próximo grande lançamento Mesa 3D, que deverá receber a numeração 9.2 ou 10.0.

A chegada do Kernel Linux 3.10 deverá ocorrer entre o final de junho e o início de julho, conforme o anúncio feito por Linus Torvalds na semana passada.

Este lançamento, como de costume, marcou o fim da fase de mesclagem do ciclo de desenvolvimento, durante o qual a maioria das principais alterações para cada nova versão é integrada na base de código principal. Com 11.963 commits, Torvalds e seus co-desenvolvedores integraram um recorde de mudanças para um único lançamento, levando-o a declarar: "este é o maior-rc1 nos últimos anos, talvez até o maior de todos os tempos." No entanto, o número de linhas novas e removidas do código é apenas um pouco maior do que no Linux 3.9 e está longe de ser um novo recorde.

Além do Kernel Linux 3.10-rc1, os desenvolvedores também lançaram versões de longo prazo do kernel 3.0.78 e 3.4.45 , bem como as versões estáveis ​​do kernel 3.8.13 e 3.9.2 , na semana passada. Estes lançamentos oferecem as correções de bugs usuais, além de algumas melhorias.

A manutenção do Kernel Linux 3.8 será descontinuada com a versão 3.8.13. No anúncio de lançamento , Greg Kroah-Hartman escreve que os usuários agora devem migrar para a versão 3.9. Em seu e-mail, ele novamente aponta que a versão 3.8 do Kernel não será uma versão LTS (de longo prazo). Qual versão especial receberá esse status, entretanto, só deverá ser divulgado no segundo semestre de 2013. Se tudo correr conforme o planejado , Kroah-Hartman irá descontinuar a manutenção do Kernel Linux 3.0 em outubro, dando o status de longa duração (e manutenção durante dois anos) a versão estável do Kernel que estiver sendo utilizada neste período.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Licença Creative Commons
Todo o material existente no blog Recanto do Tux está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...