sexta-feira, 22 de março de 2013

Governo chinês está construindo um SO nacional baseado no Ubuntu.



O governo chinês anunciou planos de lançar o Ubuntu Kylin, sistema operacional
baseado no Ubuntu 13.04 com características voltadas para o mercado chinês.




O governo chinês está construindo um SO baseado no sistema operacional de código aberto Ubuntu. A China Software e a Integrated Chip Promotions Centre (CSIP), que fazem parte do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China, anunciaram na quinta-feira que o Ubuntu seria uma arquitetura de referência para um novo sistema operacional voltado para o mercado chinês.
 
 Trabalhando com a Canonical, a empresa responsável pelo Ubuntu, a CSIP planeja lançar o SO Kylin, baseado no Ubuntu 13.04 e com foco nos desktops, em abril deste ano, com planos de estender o sistema operacional para outras plataformas em uma data posterior.

"Esta colaboração vai trazer investimento e participação local para garantir que a plataforma seja relevante para o mercado chinês. Além disso, uma estreita coordenação com o projeto global do Ubuntu assegura que este SO seja familiar aos fornecedores de software e hardware e útil para exportação de produtos feitos por empresas chinesas", disse Jane Silber, CEO da Canonical, em um comunicado.
 
O governo chinês lançou uma versão anterior do Kylin OS em 2007, um sistema operacional baseado em Mach e FreeBSD que foi projetado para ser resistente à malwares, o que foi entendido na época como uma tentativa de bloquear ataques de governos estrangeiros.

A primeira versão do Ubuntu OS Kylin incluirá recursos e aplicativos com foco no mercado chinês. As características incluem métodos de entrada e calendários chineses, um novo indicador de tempo e um buscador através dos mais populares serviços de música chineses a partir do Dash. Lançamentos futuros incluem a integração com os mapas do Baidu e o serviço de compras Taobao, processamento de pagamentos para os bancos chineses, além de informações de viagens por trem e avião em tempo real.
 
A equipe do Ubuntu Kylin está trabalhando com a WPS, suíte de escritório mais popular na China, e está criando ferramentas de edição de fotos e gerenciamento de sistema que podem ser incorporados a outros sabores do Ubuntu em todo o mundo.

O CSIP, a Canonical e a Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa (NUDT) também formaram o Laboratório de Inovação Conjunta Open Source CCN em Pequim. O laboratório conjunto hospeda engenheiros de cada organização, o que irá acelerar o desenvolvimento de uma versão chinesa do Ubuntu voltada para os desktops, a nuvem e dispositivos móveis.
 
O anúncio faz parte do plano de cinco anos do governo chinês para promover o software open source,  acelerarsndo o crescimento do ecossistema de código aberto dentro da China, afirmou a Canonical. 


Fonte:
http://www.zdnet.com

Um comentário:

Licença Creative Commons
Todo o material existente no blog Recanto do Tux está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...